Você está aqui: Página Inicial > Menu de Apoio > Corregedorias > Organização das Corregedorias > Organização das Corregedorias

Organização das Corregedorias

Como funciona a estrutura de uma corregedoria fazendária

Como funciona a estrutura de uma corregedoria fazendária

A corregedoria é um órgão de controle interno de prevenção, detecção e correição de irregularidades no âmbito das Secretarias de Fazenda ou de Economia dos Estados e do Distrito Federal.

Sendo assim é fundamental que a corregedoria também tenha uma estrutura que seja condizente com o papel institucional da Secretaria a qual pertence.

Essa demanda exige equipe profissional com competências específicas para as atividades fazendárias, com estrutura própria para o desempenho de sua administração e da gestão de suas competências e atribuições.

A organização dentro de uma corregedoria é essencial para o desenvolvimento de trabalhos de qualidade e que atinjam os resultados que a sociedade espera.

Cada corregedoria tem especificidades de funcionamento em razão das Secretarias a qual pertence. Porém, existem algumas estruturas padronizadas em torno de determinadas características em comum, as quais objetivam a construção das diretrizes, funções, processos e tomada de decisões.

Na tabela abaixo você tem acesso, por unidade da federação, às informações de organização de cada corregedoria fazendária, como endereços, contatos telefônicos, e-mails, sites, quem são os responsáveis, qual a composição de recursos humanos, bem como as competências e ou atribuições dispostas na legislação de cada órgão.


ORGANIZAÇÃO DAS CORREGEDORIAS
AC AL AP AM BA CE DF ES GO
MA MT MS MG PA PB PR PE PI
RJ RN RS RO RR SC SE SP TO

Nota 01: As Unidades Federativas do Amapá (AP), Espírito Santo (ES) e Rondônia (RO) não possuem corregedorias propriamente fazendárias.