CORSEF/MG realiza semana educativa de conscientização, prevenção e enfrentamento à corrupção.
A CORSEF, Corregedoria da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2023, realizou, nos canais de comunicação da SEF, campanha educativa de conscientização, prevenção e enfrentamento à corrupção.
No 1º dia, na apresentação da campanha, foi divulgado o texto “Percepção da Corrupção” em que foi citado o IPC - principal indicador sobre a percepção da corrupção – como agregador de dados de diversas fontes e fornecedor das percepções do setor privado e especialistas acerca do nível de corrupção no setor público, entre servidores e políticos. Segundo informações apresentadas, quanto maior a nota do IPC, maior é a percepção de integridade do país.
Ainda, como agregador de conhecimento sobre o tema, foi apresentado o vídeo “Corrupção nossa de cada dia”.
No 2º dia de campanha, foram apresentadas as questões que provocam a reflexão sobre as perguntas, “Mas, afinal, o que está por trás da corrupção?”. É sabido que a corrupção está enraizada na sociedade e é preciso criar mecanismos para coibi-la e combatê-la. Mas como? Segundo especialistas, “mecanismos inconscientes são utilizados para justificar a conduta indevida”.
Já no 3º dia, a campanha trouxe algumas conclusões obtidas na pesquisa feita por Dan Ariely sobre fatores que levam à corrupção e que estão relatadas no livro “A mais pura verdade sobre a desonestidade”.
Para entender melhor acerca da conclusão da pesquisa feita por Dan Ariely, foi sugerido o vídeo “A mais pura verdade sobre a desonestidade”.
No 4º dia, foi debatido “O que o jeitinho brasileiro tem a ver com a corrupção? Concluiu-se que modo de resolver as coisas pode camuflar uma desonestidade ou até mesmo um ato ilícito.
Para ampliar o conhecimento sobreo o tema, foram propostos os vídeos:
A ciência do jeitinho brasileiro. Link: http://www.fazenda.mg.gov.br/videos/2023.12.14_corrupcao1.mp4
Dar um jeitinho. Link: http://www.fazenda.mg.gov.br/videos/2023.12.14_corrupcao2.mp4
No último dia de campanha, foi ressaltado que a corrupção é crime e está tipificada no Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940.