CONVÊNIO ICMS 16/22
CONVÊNIO ICMS Nº 16, DE 24 DE MARÇO DE 2022
Publicado no DOU de 25.03.22, pelo Despacho 14/22.
Ratificação Nacional no DOU de 01.04.22, pelo Ato Declaratório 06/22.
Revogado pelo Conv. ICMS 80/22, efeitos a partir de 23.06.22.
Disciplina a incidência única do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre óleo diesel e define as alíquotas aplicáveis, nos termos da Lei Complementar nº 192, de 11 de março de 2022, e autoriza as unidades federadas a utilizar instrumentos de equalização tributária e dá outras providências.
O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, na sua 347ª Reunião Extraordinária, realizada em Brasília, DF, no dia 24 de março de 2022, tendo em vista o disposto nos arts. 102 e 199 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966), na Lei Complementar nº 24, de 7 de janeiro de 1975, e na Lei Complementar no 192, de 11 de março de 2022,
Considerando que a Constituição Federal de 1988 atribui à unidade federada onde ocorrer o consumo a integralidade da arrecadação do ICMS relativa aos combustíveis derivados de petróleo, o que se consagra como verdadeira cláusula que atende ao princípio federativo;
Considerando que a Lei Complementar nº 192/22 define os combustíveis sobre os quais o ICMS incidirá uma única vez, elencando entre seus objetivos, dentre outros, a uniformização das alíquotas no país e o estabelecimento de alíquotas específicas (“ad rem”), por unidade de medida, que mantenham, de acordo com o disposto em seu art. 6º, § 5º, o peso proporcional do tributo na formação do preço final ao consumidor;
Considerando que a mudança pretendida pela Lei Complementar nº 192/22 exigirá uma significativa adaptação nos sistemas de apuração do ICMS, tanto por parte dos contribuintes, quanto por parte dos fiscos, e o que precisa ser observado a partir de regra especial de início dos efeitos deste convênio;
resolve celebrar o seguinte
CONVÊNIO
Cláusula primeira As alíquotas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, nas operações realizadas com os combustíveis relacionados no Anexo I deste convênio, no território nacional, pelos contribuintes de que trata o art. 4º da Lei Complementar nº 192, de 11 de março de 2022, ficam estipuladas conforme o disposto no mencionado anexo.
§ 1º O imposto destinado a cada Estado e ao Distrito Federal será resultado da alíquota de que trata o "caput", multiplicada pelo volume de combustível derivado de petróleo consumido em cada unidade federada.
§ 2º A alíquota fixada no "caput" vigorará pelo período mínimo de 12 (doze) meses contados da publicação deste convênio, nos termos do § 4º do art. 6º da Lei Complementar nº 192/22.
Cláusula segunda São contribuintes do imposto de que trata a cláusula primeira o produtor e aqueles que lhe sejam equiparados e o importador dos combustíveis.
Parágrafo único. O disposto no "caput" desta cláusula alcança inclusive as pessoas que produzem combustíveis de forma residual, os formuladores de combustíveis por meio de mistura mecânica, as centrais petroquímicas e as bases das refinarias de petróleo.
Cláusula terceira Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto incidente nos termos deste Convênio no momento:
I - da saída dos combustíveis de que trata a cláusula primeira do estabelecimento do contribuinte de que trata a cláusula segunda, nas operações ocorridas no território nacional;
II - do desembaraço aduaneiro dos combustíveis de que trata a cláusula primeira, nas operações de importação.
Cláusula quarta Os Estados e o Distrito Federal poderão estabelecer fator de equalização de carga tributária máximo, por litro de combustível, aplicável às saídas com óleo diesel A, ainda que misturado, destinadas a seus respectivos territórios, conforme estabelecido no Anexo II.
Parágrafo único. O fator de equalização de carga tributária previsto no "caput" vigorará pelo período mínimo de 12 (doze) meses contados da publicação deste convênio e não poderá ser superior ao valor da diferença apurada entre a alíquota “ad rem” fixada neste Convênio e a carga tributária efetiva vigente em cada Estado e no Distrito Federal na data da publicação deste convênio.
Cláusula quinta Para aplicação do disposto na cláusula quarta, será considerado o fator de equalização de carga tributária da unidade federada em que se localizar o destinatário do combustível.
Parágrafo único. Nas operações interestaduais subsequentes, com fundamento no inciso II do § 1º do art. 6º da Lei Complementar nº 192/22, deverá o estabelecimento remetente do combustível, caso o fator de equalização de carga tributária da unidade federada de destino referida no "caput" seja:
I – inferior ao fator de equalização de carga tributária da unidade federada de origem, efetuar o recolhimento da diferença, na forma e no prazo que dispuser a legislação da unidade federada de destino;
II – superior ao fator de equalização de carga tributária da unidade federada de origem, ser ressarcido pelo seu fornecedor, nos termos previstos na legislação da unidade federada de origem.
Cláusula sexta Os deveres instrumentais a serem observados pelos contribuintes do imposto de que trata a cláusula segunda serão disciplinados por Ajuste SINIEF.
Cláusula sétima Este convênio entra em vigor na data da publicação de sua ratificação nacional no Diário Oficial da União, produzindo efeitos a partir de 1º de julho de 2022.
ANEXO I – ALÍQUOTA “AD REM” NACIONAL
ALÍQUOTA COMBUSTÍVEL |
ALÍQUOTA "AD REM" (R$/POR LITRO) |
Óleo Diesel A Outros |
0,9986 |
Óleo Diesel A S10 |
1,0060 |
(*) NOTA: Alíquotas “AD REM” referentes ao percentual de óleo diesel A na mistura comercializada a consumidor final.
ANEXO II – FATOR DE EQUALIZAÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA (*)
UNIDADE FEDERADA |
COMBUSTÍVEL |
FATOR DE EQUALIZAÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA (R$/POR LITRO) |
AC |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,0000 |
AC |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,0000 |
AL |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1305 |
AL |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1192 |
AM |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1007 |
AM |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,0903 |
AP |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1493 |
AP |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1381 |
BA |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,0466 |
BA |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,0230 |
CE |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1763 |
CE |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,0793 |
DF |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,2829 |
DF |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,2763 |
ES |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,4579 |
ES |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,4497 |
GO |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,2006 |
GO |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1974 |
MA |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1507 |
MA |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1479 |
MG |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,2902 |
MG |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,2902 |
MS |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,4984 |
MS |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,4969 |
MT |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1525 |
MT |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1435 |
PA |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1332 |
PA |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1458 |
PB |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1107 |
PB |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1026 |
PE |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,2989 |
PE |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,2530 |
PI |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1292 |
PI |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1276 |
PR |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,4718 |
PR |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,4756 |
RJ |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,4129 |
RJ |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,4109 |
RN |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1025 |
RN |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,0822 |
RO |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1120 |
RO |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1196 |
RR |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,1323 |
RR |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,1196 |
RS |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,4213 |
RS |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,4245 |
SC |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,4526 |
SC |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,4516 |
SE |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,0919 |
SE |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,0945 |
SP |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,3463 |
SP |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,3442 |
TO |
ÓLEO DIESEL A OUTROS |
0,3560 |
TO |
ÓLEO DIESEL A S10 |
0,3580 |
(*) NOTA: Fatores de equalização referentes ao percentual de óleo diesel A na mistura comercializada a consumidor final.